domingo, 3 de setembro de 2017

Bolo de Amêndoa e Alfarroba

A alfarroba e a amêndoa são dois ingredientes me transportam para o Sul do nosso país. 
Fazem-me lembrar as férias no Algarve com as sobremesas deliciosas de alfarroba e uma visita pelas alfarrobeiras junto à Ria Formosa, de onde trouxe algumas vagens.
Um bolo extremamente rico, fofo, húmido com notas subtis a amêndoa, uma autêntica delícia!
Ingredientes: 
  • 150g de amêndoa s/ pele                              
  • 4 gemas de ovo + 4 ovos inteiros
  • 200g de açúcar amarelo
  • 130g de doce de alperce (ou outro a gosto)
  • 75g de farinha s/ fermento
  • 30g de farinha de alfarroba
  • 50g de amêndoa laminada
  • açúcar em pó para polvilhar
Preparação: 
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível, com 25 cm de diâmetro.
Num robot ou processador, coloque as amêndoas e triture até ficar em farinha. Reserve.
Numa taça coloque as gemas, os ovos e o açúcar. 
Bata cerca de 10 minutos, até obter um creme leve e fofo.
Adicione o doce, a amêndoa reservada e as farinhas e bata mais um pouco, até que todos os ingredientes se encontrem bem ligados.
Deite na forma, distribua a amêndoa laminada por cima da massa e leve ao forno a 180ºC cerca de 35 minutos.
Retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.


Receita do meu querido amigo Célio do Blog Sweet Gula 
Que bolinho delicioso!

6 comentários:

  1. Que bom aspeto. Tenho de experimentar.
    Levo a receita comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/dia-um-na-cozinha-e-uns-hamburgueres.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clara!
      Tenho a certeza que vão gostar deste delicioso bolo.

      Beijinhos,
      Paula G.

      Eliminar
  2. Que rico bolo,....deu vontade de provar,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary, é um bolo impossível de resistir!
      Não deixes de o provar, estou certa que irão gostar.

      Beijinhos,
      Paula G.

      Eliminar
  3. Concordo com as meninas em cima, aspecto fantastico este bolo.
    Eu adoro bolos com Amêndoa dão lhe sempre uma textura crocante e muito bonita.
    Beijo.
    Elsa/https://flor-de-rosmaninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa,
      Se gostas de bolos com amêndoa não deixes de provar este delicioso bolo!
      Tem uma combinação de sabores perfeita.

      Beijinhos,
      Paula G.

      Eliminar